skip to Main Content
Dia Das Mães: Como Surgiu E Qual O Significado Dessa Data

Dia das Mães: como surgiu e qual o significado dessa data

O Dia das Mães é uma data comemorada em várias partes do mundo e tem como intuito celebrar o amor e o carinho de todas as mães. Aqui no Brasil, a comemoração é celebrada no segundo domingo do mês de maio. Além de presentear as mães, reunir a família para o almoço de domingo, é uma ocasião perfeita para passar tempo junto e declarar amor.

 

A origem do Dia das Mães

A celebração do Dia das Mães teve origem na Grécia e Roma Antiga, mais precisamente nas festas primaveris. Nesse eventos aconteciam os cultos de adoração às divindades que representavam as mães, como as Deusas Reia, mãe dos deuses, ou Cibele, a Deusa mãe romana.

Com o passar do tempo, essa celebração foi crescendo e adquirindo um lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo, em diferentes épocas.

 

Mães na Revolução Industrial

No século XVII a Inglaterra surge como motivadora dos eventos e comemorações para as mães, celebrada no país, no quarto domingo da Quaresma e denominado de “Mothering Day”. A partir disso, os operários passaram a ter esse dia de folga com o intuito de visitarem suas mães.

Mais tarde, um fato nos Estados Unidos envolvendo Anna Maria Jarvis (1864-1948), fez crescer ainda mais a necessidade de demonstrar a importância das mães nas sociedades. Com a morte de sua mãe, a ativista social Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905, Anna ficou muito triste e as amigas, muito preocupadas com seu estado depressivo depois do fato, fizeram uma festa para eternizar o dia. Anna quis que a celebração fosse estendida a todas as mães. Depois de lutar três anos para oficializar a data, finalmente, em 26 de abril de 1910, o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, acrescentou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Em pouco tempo outros estados aderiram à comemoração e com isso, em 1914, o presidente dos Estados Unidos formalizou a data em todo o território nacional.

 

Dia das Mães no Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Close search

Carrinho

Back To Top
WhatsApp Se precisar de ajuda, estamos por aqui!